Apesar de considerarmos o determinismo biológico que explica a nossa formação como pessoa verificamos que há procedimentos capazes de alterar este determinismo. Socialmente também verificamos que o determinismo que faz de nós cidadãos de um país, membros de grupos (futebol), crentes de uma religião mas podem sempre verificar-se situações que provoquem profundas alterações sociais.
Para analisarmos a questão do livre-arbítrio (capacidade de decisão livre) vamos ver o que a este respeito nos diz o filósofo Espinosa e o filósofo David Hune (Página 47).
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Existe Determinismo Biológico?
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Fatal como o Destino
Diz-se muito "É fatal como o Destino". O que é que isso significa?
Digamos que todos nós temos um destino, e esse destino passa pela morte, ou seja, nós todos um dia morremos. O destino também nos pode trazer coisas boas, mas este, indica sempre um final único, que ninguém pode mudar, a morte.
O que é o Destino? (Para responderes a esta questão, vai procurar informação que te ajude a redigir um pequeno texto sobre "o que é o destino?")
De acordo com a pesquisa que efectuei, o destino é uma ordem natural estabelecida no Universo. Geralmente a expressão com o inevitável de acontecimentos pensados ou desconhecidos. O destino é muito utilizado para explicar o absurdo dos acontecimentos existenciais.
Determinismo x Livre Arbítrio
O que te parece? Que comentário que apetece fazer, depois de teres visto este filme?
A situaçao em que vivemos determina ou condiciona a nossa maneira de agir?
A situação em que vivemos condiciona a nossa maneira de agir pois tudo à nossa volta pode influênciar-nos apesar de termos sempre escolha. Estamos sujeitos ao que nos é apresentado.