Vamos la a filosofar people xD.
RSS

terça-feira, 24 de março de 2009

A ética de Kant

A ética de Kant





Ética consequencialista

História das Religiões



Vê este mapa sobre a história das religiões: clica na imagem


Comentário

MANUAL, pág 92

Comenta as seguintes afirmações:

  • As normas morais são veiculadas pelos mecanismos de inserção social e interiorizadas pelos indivíduos. (pág. 89)
  • R: Ora, todos nós temos normas que são aceites perante a sociedade. Elas servem para que nos possamos inserir na sociedade devidamente. Interioriza mo-las para vivermos bem em sociedade. Cada um de nós empoem a si próprio regras, normas, morais. Saber estar em sociedade é um grande veiculo para mais facilmente nos inserirmos em sociedade.


  • A ética é a reflexão teórica sobre o fundamento das próprias regras práticas e sobre os objectivos e finalidades da conduta moral. (pág. 91)
  • R:A conduta moral são um conjunto de regras morais que nós praticamos em sociedade. Nós reflectimos eticamente sobre as nossas próprias regras morais, logo, a ética condiciona as nossas regras ou normas gerais.



  • É a reflexão ética que permite ao sujeito transpor o plano da heteronomia moral, no qual cumpre a regra porque ela é imposta por mecanismos dos quais muitas vezes nem sequer toma consciência, para o plano da verdadeira autonomia moral em que se torna consciente e responsável pelas suas acções. (pág. 91)
  • R: Por exemplo nós não podemos transpor as normas da biblia e não termos autonomia para reflectir sobre as nossas regras moras, isso chama-se heteronomia moral. A regra muitas vezes e imposta por supremos, mas nós não somos muitas vezes obrigados a cumpri las, logo temos as devidas sanções.