Vamos la a filosofar people xD.
RSS

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Descrição da obra de arte

Mosteiro do Jeróminos - eu acho que o Mosteiro do Jerónimos é uma obra de arte porque :

O Mosteiro dos Jerónimos é um mosteiro manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos Português. Situa-se em Belém,Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitectura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da EUROPA.
Destacam-se o seu claustro, completo em 1544, e a porta sul, de complexo desenho geométrico, virada para o rio Tejo. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. O monumento é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de portugal.

Design

O que é??
Juntar critérios de funcionalidade mas com critérios estéticos


Distingue obra de arte de peça de desing.

Obra de arte (trabalho artístico ou somente obra) é uma obra criada ou avaliada por sua função artística ao invés de prática.

Peça de design é qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.


é algo que tem uma certa funcionalidade mas com valor estético





Dá exemplos (imagens)












quarta-feira, 27 de maio de 2009

A obra de arte - sua natureza

Teorias acerca da natureza da arte




Arte como mimesis












Arte como expressão










Arte como forma significante






Teoriada da indefinibilidade da arte













Teoria institucional da arte

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Inspiração e génio

Génio dos génios!






Concordas que um jogador seja um génio?
O génio, quando referido ao artista, revela-se na exemplaridade, na exclusividade e na originalidade da obra criada.

Explica cada um destes conceitos. (Manual. pág 157)

Não , um génio distingue-se por ser exemplar , exclusivo e original.Pode ser um génio a nivel de originalidade e na exemplaridade mas na exclusividade não é pois tem vários jogadores que conseguem ser como ele.Não é o unico,há sempre alguém que consegue fazer as mesma jogadas que ele.


Exemplaridade: é um elemento que se caracteriza por constituir um exemplo , é um exemplar de algo que já existe.

Exclusividade:é algo criado por alguem que mais ninguem criou , tem o cunho da exclusividade e da singularidade porque é UNICO não há igual.

Originalidade:é algo que difere do habitual, não é vulgar é algo radical que está fora do normal.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Arte e Psicanálise




Lê o texto da pág. 159 do teu manual.

Explica, agora, esta frase: ... no cerne da actividade criativa encontra-se o inconsciente ...


Aquilo que nós sabemos de cada um de nos é mínimo em relação aquilo q não conhecemos ou seja o nosso inconsciente é muito superior ao nosso consciente.
O nosso consciente nota-se sem saber porque.

Por ex: nós sonhos nos sonhamos coisas que quando nos pomos a pensar porque não nos passa pela cabeça mas quem e que sonhou?

Fomos nós por isso aquela imaginação,aqueles problemas estão connosco mas estão inconscientes.

Criatividade (1)







Elabora um comentário a este vídeo referindo-te aos objectivos e à mensagem que levaram à sua realização.


Os Objectivos deste reclame foram dar a mostrar o novo carro e a mensagem e mostrar o mecanismo de como é feito o carro , dar a entender que é uma coisa perfeita que tem as sua maneira de ser feito.

O belo, A experiência estética

Defesa do subjectivismo e objectivismo

Imagina que alguém te pergunta:

- O valor estético é uma qualidade perceptível nos objectos ou é uma manifestação do gosto pessoal?

Como é que lhe respondias? Que exemplos lhe davas?


O valor estético é uma relação que consiste no facto de alguém tomar uma atitude determinada a respeito deles, ou seja, consiste no gosto pessoal de cada individuo. Eu sou a favor do subjectivismo estético, ou seja, eu não acredito que a beleza esteja nos objectos ou pessoas. Acredito que a beleza está sempre nos olhos de quem aprecia.

No renascimento fazia-se um corpo humano e fazia-se geométricamente perfeito ou uma capela que tbm era geometricamente perfeita .Por isso é que no renascimento o que era geométrico era perfeito, era belo.

Há coisas que podem não ser perfeitas mas eu acho belo.

Noções de objectivismo e de subjectivismo estético


Objectivismo estético - Perspectiva estética que defende a existência de propriedades estéticas nos próprios objectos, as quais em nada dependem dos sentimentos das pessoas que os apreciam.
De acordo com o objectivismo a beleza está nas próprias coisas, pelo que não depende das opiniões de cada um.
Opõe-se ao subjectivismo estético.


Subjectivismo estético- Perspectiva segundo a qual os juízos estéticos apenas descrevem sentimentos pessoais.
De acordo com o subjectivismo estético a beleza não está nas coisas, mas nos sujeitos que as apreciam.
Opõe-se ao objectivismo estético.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Dissertação da aula (28 de Abril)

Dissertação da última aula

Politica: É o processo que rege a organização e o funcionamento da sociedade, e implica a distinção entre os que governam e os que são governados, tendo estes de se submeter à autoridade dos primeiros.

Norma: É uma espécie de regra que toda a sociedade tem que seguir.~

Norma Jurídica: A sociedade politicamente organizada diz que para alguém ter poder, e o poder exercer, tem que criar normas que todos aceitem, e que não gerem conflitos violentos isso são normas jurídicas.

Norma Moral: É o que temos ou não que fazer. É a reflexão pessoal do que fazer, não é nenhuma regra.


* 1-Em que é que se fundamenta o poder dos orgãos de soberania?

Antigamente fundamentava-se por base no direito divino , actualmente fundamenta-se por base no direito constitucional, ou seja , leis escritas. A primeira constituição em portugal foi em 1975.

* 2-Aristóteles diz que o homem é um animal político. O que é que significa esta expressão?

Significa que o homem éum animal que faz leis na política , é um animal político porque vive na cidade e em sociedade e tem direitos i deveres para com os outros logo vive como socio de outros.

* 3-Hobbes , Locke e Rousseau têm teorias á cerca da Lei natural das sociedades e da contractação social. Explica estas teorias .

Hobbes-Diz que o homem é o lobo do homem porque arranja conflitos , ajuda e proteje os da sua espécie.Não existe nada que resolva os problemas , no estado de Natureza não existe justiça, não há certo e errado. Só existe o forte e o fraco, só a força é reconhecida, assim como na sociedade só o poder é reconhecido.

Locke- Defende que naturalmente existe uma lei que obriga o homem a respeitar a vida, e a liberdade dos outros homens.Mas que pode acontecer que um homem por ser mais fraco, não consiga defender os seus direitos por isso diz que temos de cumprir uma lei porque somos os fracos então pedimos ajuda aos mais fortes.

Rosseau-Defende os mais fortes porque a sociedade é má e o homem é bom por isso o homem é influenciado pela sociedade projudicando-se ou seja é "manipulado" pela sociedade que é mais forte que ele .Ficou celebre a frase " O Homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe".

O utilitarismo





























































terça-feira, 24 de março de 2009

A ética de Kant

A ética de Kant





Ética consequencialista

História das Religiões



Vê este mapa sobre a história das religiões: clica na imagem


Comentário

MANUAL, pág 92

Comenta as seguintes afirmações:

  • As normas morais são veiculadas pelos mecanismos de inserção social e interiorizadas pelos indivíduos. (pág. 89)
  • R: Ora, todos nós temos normas que são aceites perante a sociedade. Elas servem para que nos possamos inserir na sociedade devidamente. Interioriza mo-las para vivermos bem em sociedade. Cada um de nós empoem a si próprio regras, normas, morais. Saber estar em sociedade é um grande veiculo para mais facilmente nos inserirmos em sociedade.


  • A ética é a reflexão teórica sobre o fundamento das próprias regras práticas e sobre os objectivos e finalidades da conduta moral. (pág. 91)
  • R:A conduta moral são um conjunto de regras morais que nós praticamos em sociedade. Nós reflectimos eticamente sobre as nossas próprias regras morais, logo, a ética condiciona as nossas regras ou normas gerais.



  • É a reflexão ética que permite ao sujeito transpor o plano da heteronomia moral, no qual cumpre a regra porque ela é imposta por mecanismos dos quais muitas vezes nem sequer toma consciência, para o plano da verdadeira autonomia moral em que se torna consciente e responsável pelas suas acções. (pág. 91)
  • R: Por exemplo nós não podemos transpor as normas da biblia e não termos autonomia para reflectir sobre as nossas regras moras, isso chama-se heteronomia moral. A regra muitas vezes e imposta por supremos, mas nós não somos muitas vezes obrigados a cumpri las, logo temos as devidas sanções.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Imagem e a História do Mundo






Na última aula fizemos um debate muito rico sobre Ética e Moral.
Podemos concluir que os julgamentos de valor que fazemos sobre pessoas, atitudes ou acontecimentos, distinguindo entre Bem e Mal, tem por base costumes e opiniões pessoais.

Por outras palavras, a maneira como julgamos (Ética) as pessoas e os acontecimentos está condicionada pelos valores morais (Moral).

No dicionário encontramos a seguinte definição de Moral: conjunto de regras de comportamento consideradas como universalmente válidas.

Com base na reflexão que temos vindo a fazer, faz uma dissertação sobre um tema do teu agrado com o objectivo de convencer os teus colegas de uma determinada tese.

Deves começar a dissertação do seguinte modo:

  • Vou defender a seguinte tese: D...................

Podes, se quiseres abrir um debate na Wiki: A nossa Wiki. Crias uma página nova, dás-lhe um título, escreves o tema que pretendes debater e convidas os teus colegas a participar.

Valores e Normas morais




Sadhus é um homem ou mulher asceta
que renuncia a tudo,
leva apenas a roupa imprescindível,
vive afastado da sociedade
e obtem comida mendigando.






























Que comentário te merecem as atitudes destas pessoas?

Isto são pessoas que estão a fazer coisas que concordam com a sua religião e cultura , eticamente não está certo mas moralmente está pois praticam a sua cultura.


Não serão estas atitudes moralmente condenáveis? Não porque estão a praticar a sua religião , estão a fazer rituais .

Dilema moral de Hans

Dilema moral de Hans


Numa cidade da Europa, uma mulher estava gravemente doente. Um medicamento recentemente descoberto por um farmacêutico dessa cidade podia salvar-lhe a vida. A descoberta desse medicamento tinha custado muito dinheiro ao farmacêutico, que agora pedia dez vezes mais por uma pequena porção desse remédio. Henrique, cuja mulher estava a morrer, contactou pessoas conhecidas para lhe emprestarem o dinheiro e, assim, poder comprar o medicamento. Apenas conseguiu juntar metade do dinheiro que o farmacêutico exigia. Foi ter, então, com ele, contou-lhe que a sua mulher estava a morrer e pediu-lhe para lhe vender o medicamento mais barato. Em alternativa, pediu-lhe para o deixar levar o medicamento, pagando mais tarde a metade do dinheiro que ainda lhe faltava. O farmacêutico respondeu que não, que tinha descoberto o medicamento e que queria ganhar dinheiro com a sua descoberta. Henrique, que tinha feito tudo o que era possível para comprar o medicamento, ficou desesperado e decidiu assaltar a farmácia e roubar o medicamento para a sua mulher.
Coimbra, Almedina, 1992, pp. 86-87 (Adaptado)

Ética:
do Lat. ethica <> ethiké

s. f.,
ciência da moral;
moral;

Filos.,
disciplina filosófica que tem por objecto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.

Moral:
do Lat. morale


s. f.
,
conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento;

conjunto de regras de comportamento consideradas como universalmente válidas;

parte da filosofia que trata dos costumes e dos deveres do homem para com o seu semelhante e para consigo;

ética;

teoria ou tratado sobre o bem e o mal;

lição, conceito que se extrai de uma obra, de um facto, etc. ;


s. m.
,
conjunto das nossas faculdades psíquicas;
o espiritual;


adj. 2 gén.
,

relativo aos costumes;

que diz respeito à ética;

relativo ao domínio espiritual.



Lê o texto, verifica o sentido dos conceitos "ética" e "moral" conforme o que diz o dicionário e responde depois a estas quest
õ
es:


  1. O roubo de Hans é eticamente justificável?

Sim, porque ele acho correcto o que estava a fazer, pois iria salvar uma vida, a da mulher que ele amava.

  1. O roubo de Hans está sujeito a sanções morais?

Sim, porque perante a lei o roubo é um crime.

Portugal: referendo para a legalização da eutanásia

Portugal: referendo para a legalização da eutanásia

A Associação Portuguesa de Bioética (APB) propôs no Porto a realização de um referendo nacional sobre a legalização da eutanásia. Os especialistas em bioética esperam que o debate social tenha início no próximo ciclo legislativo, Novembro de 2009, e que o referendo seja lançado nos próximos dois anos. “Promover uma reflexão critica sobre a morte medicamente assistida na perspectiva ética, jurídica e social” é o objectivo do parecer que visa contribuir para um “debate plural na sociedade portuguesa”, disse Rui Nunes, presidente da APB O especialista esclareceu que o parecer para o referendo trata, apenas, da eutanásia voluntária que consiste em “abreviar o momento da morte de alguém a seu pedido, firme e consciente, através da intervenção directa de um profissional de saúde”. Rui Nunes admite que “no seio da associação há divergências” e que por esse motivo não vai tomar “partido contra ou a favor da eutanásia”. O especialista considera que houve uma evolução no plano sociológico e político, sendo esta a razão da proposta ser lançada agora. “Recebemos vários sinais por parte da sociedade para que o tema seja discutido na próxima legislatura”, precisou o presidente da APB, para quem é “eticamente inaceitável se o tema não fosse de consulta popular”. A APB defende que “os responsáveis políticos” devem apresentar medidas concretas que permitam evitar pedidos de eutanásia voluntária quando esta não é verdadeiramente desejada. “O combate à dor é uma das medidas que deve ser tomada, já que actualmente os médicos conseguem tratar a dor crónica em 100 por cento dos casos”, explicou o especialista. Para além desta medida, a Associação defende a aplicação generalizada do plano nacional de cuidados paliativos, o que “levaria a que muitos pedidos de eutanásia não desejada fossem ultrapassados”. O apoio à família é outro dos pontos que a APB refere como competência do Estado para “dar condições às famílias para que estas possam acolher devidamente os idosos”. A Holanda, onde a eutanásia voluntária e a assistência médica ao suicídio estão formalmente legalizados desde 2002, foi o primeiro país a legalizar esta prática. Em 1997 também o Estado norte-amerciano do Oregon tornou legal no país a prática de eutanásia. Em Espanha, um estudo realizado em Setembro concluiu que 79 por cento dos espanhóis são favoráveis à legalização da eutanásia, tendo o governo anunciado que ao longo da legislatura o código penal seria alterado de modo a permitir esta prática. Estudos realizados recentemente na Holanda revelam uma evolução positiva no que diz respeito ao controlo da eutanásia voluntária, mas permanecem algumas dúvidas sobre outras decisões médicas em situações de fim de vida, como a sedação com morfina.


Fonte: Lusa


Reescreve as duas frases que se seguem, substituindo os termos "ética" e "eticamente" por palavras tuas.
1.
“Promover uma reflexão critica sobre a morte medicamente assistida na perspectiva ética, jurídica e social”

*Promover uma reflexão critica sobre a morte medicamente assistida na perspectiva pessoal, jurídica e social.

2.
é “eticamente inaceitável se o tema não fosse de consulta popular”

*é pessoalmente inaceitável se o tema não fosse de consulta popular.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Obama em família (álbum)

Obama e família



Porque é que estas fotos merecem atenção? Refere-te às posturas dos personagens.

Estas fotos merecem a nossa atenção pois, sendo uma pessoa famosa, Barack Obama tem um comportamento igual a qualquer outra pessoa, é uma pessoa normal.



A propósito destas fotos, diz o que achas sobre posturas de, p. ex., alunos(as) em sala de aula.

Os alunos nem sempre têm a postura mais correcta numa sala de aula, mas temos de por em evidência o facto que não é fácil para os alunos estar uma aula inteira sem nos mexermos, ouvindo atentamente a professora. Durante um certo período de tempo conseguimos, mas não é por muito tempo.




Esclarece o sentido da seguinte frase: Não há uma maneira natural de estar ou de andar.

"Natural" significa, aqui, "conforme com a natureza". Distingue-se, portanto, de cultural.

Esta frase pretende-nos tansmitir que cada pessoa tem a sua maneira de estar ou andar, não é uma coisa natural.




O que entendes por Globalização? Achas que a globalização tem a ver com universalizar comportamentos e valores culturais?

De um certo modo sim porque quanto mais globalização houver, mais as pessoas respeitam e entendem os diferentes valores culturais.

Crianças soldados





Comenta estas fotos, utilizando os seguintes conceitos:
Direitos culturais, Valores sociais.

R : Cada povo e país tem os seus direitos culturais ou seja todos têm direito de seguir a sua cultura. Valores sociais é saber viver em sociedade , ter as suas regras e saber estar na sociedade. Em alguns países talvez seja da cultura por as crianças na tropa e receber aquela educação mas não acho correcto.

O que se entende por CULTURA

Há cerca de 30 anos, Herskovits e Kluckhohn recensearam 160 definições diferentes do termo cultura.A palavra cultura designa, etimologicamente, no latim, o acto de cultivar, a actividade humana com vista à transformação e aproveitamento da natureza. É neste sentido que se diz de uma terra que está cultivada. Assim surgiram palavras como agricultura, silvicultura, apicultura ...Cícero utilizou pela primeira vez o termo no sentido espiritual, no sentido em que também o espírito se cultiva para dar frutos.Podemos designar a cultura como o conjunto das realizações humanas, independentemente de se tratar:
do cultivo de um campo (agricultura),
da educação de uma criança (puericultura)
ou de uma actividade puramente espiritual (cultura em sentido estrito).



Cultura opõe-se à natureza
Natureza é tudo quanto existe independentemente da acção humana (dado).
Cultura, tudo quanto se deve à acção humana (produzido) e o processo e meios dessa produção. Assim, constituem a cultura:
objectos (monumentos, casas, instrumentos de trabalho, vestuário ... ),práticas (o conjunto das actividades humanas) erepresentações (ideias, sentimentos, desejos, aspirações, crenças).
Tudo quanto o homem faz está carregado de significações, isto é, tudo quanto rodeia o homem, tudo quanto ele faz, assume um significado, variável com o espaço e o tempo. No interior da cultura, o que o homem faz e o que pensa enquanto age são inseparáveis.

Etiquetas:

A diversidade e o diálogo de culturas
No ano de 2003, em França, país onde vivem cerca de cinco milhões de muçulmanos, na sua maioria imigrantes ou descendentes de imigrantes de antigas colónias francesas, jovens muçulmanas, por meio de petições e de protestos de rua, reivindicaram o direito a usar na escola o véu islâmico que, como bem sabemos, cobre quase totalmente o rosto. O Estado francês, que é laico e aconfessional (isto é, separado do poder e das confissões religiosas), rejeitou a pretensão, sob alegação de que admitir tal comportamento seria admitir a introdução de símbolos religiosos em escolas públicas e assim transgredir princípios consagrados constitucionalmente. Embora a polémica continuasse durante algum tempo, com movimentos de opinião a favor e movimentos contra, o que é perfeitamente natural num estado democrático, a decisão foi mantida e, tanto quanto sabemos, acatada.

Situações que relectem conflitos de valores (dilemas)? - Exemplo 4


No lugar do Presidente tentaria adiar o maximo a escolha tentando arranjar uma outra solução. Caso não fosse possivel, obviamente dava ordem para afundar o submarino, pois preferia 'matar' uma tripulação que desde o momento que faz parte dum submarino, está pronta para o melhor e para o pior, do que milhões de vidas inocentes.

Situações que relectem conflitos de valores (dilemas)? - Exemplo 3


Caso nenhum dos astronautas se sacrificasse, teria de avaliar as condições de cada um e ver qual dos dois teria mais hipoteces de sobreviver ao salvamento.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Situações que relectem conflitos de valores (dilemas)? - Exemplo 2



Responde à questão que aqui se levanta?

Aqui claramente eu tirava o coração ao que tinha cancro, tendo em conta que esta e uma doença muito dolorosa e realmente e mais fácil dar uma vida do que perder duas, isto obviamente o meu pensar, porque sei que me iam descriminar.

Situações que relectem conflitos de valores (dilemas)? - Exemplo 1



Concordas com a posição do tribunal? Justifica a tua resposta

Sim, pela razão de, se não se proceder-se a esta intervenção cirúrgica as duas meninas iriam acabar por falecer assim se salvou uma delas, o que torna o lado positivo da questão. Mas é óbvio que se me pusessem do lado dos pais das duas crianças eu não concordaria com a decisão do meritíssimo. Mas acho que realmente isto vai de pessoa para pessoa.

A Pirâmide de Maslow





A questão dos critérios valorativos