Vamos la a filosofar people xD.
RSS

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Obama em família (álbum)

Obama e família



Porque é que estas fotos merecem atenção? Refere-te às posturas dos personagens.

Estas fotos merecem a nossa atenção pois, sendo uma pessoa famosa, Barack Obama tem um comportamento igual a qualquer outra pessoa, é uma pessoa normal.



A propósito destas fotos, diz o que achas sobre posturas de, p. ex., alunos(as) em sala de aula.

Os alunos nem sempre têm a postura mais correcta numa sala de aula, mas temos de por em evidência o facto que não é fácil para os alunos estar uma aula inteira sem nos mexermos, ouvindo atentamente a professora. Durante um certo período de tempo conseguimos, mas não é por muito tempo.




Esclarece o sentido da seguinte frase: Não há uma maneira natural de estar ou de andar.

"Natural" significa, aqui, "conforme com a natureza". Distingue-se, portanto, de cultural.

Esta frase pretende-nos tansmitir que cada pessoa tem a sua maneira de estar ou andar, não é uma coisa natural.




O que entendes por Globalização? Achas que a globalização tem a ver com universalizar comportamentos e valores culturais?

De um certo modo sim porque quanto mais globalização houver, mais as pessoas respeitam e entendem os diferentes valores culturais.

Crianças soldados





Comenta estas fotos, utilizando os seguintes conceitos:
Direitos culturais, Valores sociais.

R : Cada povo e país tem os seus direitos culturais ou seja todos têm direito de seguir a sua cultura. Valores sociais é saber viver em sociedade , ter as suas regras e saber estar na sociedade. Em alguns países talvez seja da cultura por as crianças na tropa e receber aquela educação mas não acho correcto.

O que se entende por CULTURA

Há cerca de 30 anos, Herskovits e Kluckhohn recensearam 160 definições diferentes do termo cultura.A palavra cultura designa, etimologicamente, no latim, o acto de cultivar, a actividade humana com vista à transformação e aproveitamento da natureza. É neste sentido que se diz de uma terra que está cultivada. Assim surgiram palavras como agricultura, silvicultura, apicultura ...Cícero utilizou pela primeira vez o termo no sentido espiritual, no sentido em que também o espírito se cultiva para dar frutos.Podemos designar a cultura como o conjunto das realizações humanas, independentemente de se tratar:
do cultivo de um campo (agricultura),
da educação de uma criança (puericultura)
ou de uma actividade puramente espiritual (cultura em sentido estrito).



Cultura opõe-se à natureza
Natureza é tudo quanto existe independentemente da acção humana (dado).
Cultura, tudo quanto se deve à acção humana (produzido) e o processo e meios dessa produção. Assim, constituem a cultura:
objectos (monumentos, casas, instrumentos de trabalho, vestuário ... ),práticas (o conjunto das actividades humanas) erepresentações (ideias, sentimentos, desejos, aspirações, crenças).
Tudo quanto o homem faz está carregado de significações, isto é, tudo quanto rodeia o homem, tudo quanto ele faz, assume um significado, variável com o espaço e o tempo. No interior da cultura, o que o homem faz e o que pensa enquanto age são inseparáveis.

Etiquetas:

A diversidade e o diálogo de culturas
No ano de 2003, em França, país onde vivem cerca de cinco milhões de muçulmanos, na sua maioria imigrantes ou descendentes de imigrantes de antigas colónias francesas, jovens muçulmanas, por meio de petições e de protestos de rua, reivindicaram o direito a usar na escola o véu islâmico que, como bem sabemos, cobre quase totalmente o rosto. O Estado francês, que é laico e aconfessional (isto é, separado do poder e das confissões religiosas), rejeitou a pretensão, sob alegação de que admitir tal comportamento seria admitir a introdução de símbolos religiosos em escolas públicas e assim transgredir princípios consagrados constitucionalmente. Embora a polémica continuasse durante algum tempo, com movimentos de opinião a favor e movimentos contra, o que é perfeitamente natural num estado democrático, a decisão foi mantida e, tanto quanto sabemos, acatada.

Situações que relectem conflitos de valores (dilemas)? - Exemplo 4


No lugar do Presidente tentaria adiar o maximo a escolha tentando arranjar uma outra solução. Caso não fosse possivel, obviamente dava ordem para afundar o submarino, pois preferia 'matar' uma tripulação que desde o momento que faz parte dum submarino, está pronta para o melhor e para o pior, do que milhões de vidas inocentes.

Situações que relectem conflitos de valores (dilemas)? - Exemplo 3


Caso nenhum dos astronautas se sacrificasse, teria de avaliar as condições de cada um e ver qual dos dois teria mais hipoteces de sobreviver ao salvamento.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Situações que relectem conflitos de valores (dilemas)? - Exemplo 2



Responde à questão que aqui se levanta?

Aqui claramente eu tirava o coração ao que tinha cancro, tendo em conta que esta e uma doença muito dolorosa e realmente e mais fácil dar uma vida do que perder duas, isto obviamente o meu pensar, porque sei que me iam descriminar.

Situações que relectem conflitos de valores (dilemas)? - Exemplo 1



Concordas com a posição do tribunal? Justifica a tua resposta

Sim, pela razão de, se não se proceder-se a esta intervenção cirúrgica as duas meninas iriam acabar por falecer assim se salvou uma delas, o que torna o lado positivo da questão. Mas é óbvio que se me pusessem do lado dos pais das duas crianças eu não concordaria com a decisão do meritíssimo. Mas acho que realmente isto vai de pessoa para pessoa.

A Pirâmide de Maslow





A questão dos critérios valorativos